Como contribuir para a Alta Performance da Equipe?
- Isabella de Andrade
- 5 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Nesse mês vamos conversar sobre um tema que está sempre presente nas discussões entre lideranças, treinamentos e workshops: a Alta Performance nas Equipes. Vale lembrar que não existe equipe perfeita.
Ela pode estar em alta performance, mas sempre precisaremos trabalhar algum aspecto, afinal, as equipes são sistemas extremamente dinâmicos. Mas podemos contribuir para que elas fluam da melhor forma. Pensando nisso, seguem 3 aspectos que sempre precisamos ter em mente quando falamos de equipes.

Três pontos essenciais
1 - Compreenda em que estágio de desenvolvimento está a sua equipe. O primeiro passo para trabalhar a equipe é fazer um diagnóstico do estágio de desenvolvimento da sua equipe. Ele dará dicas importantes sobre as intervenções corretas para cada momento.
2 - Diferencie intervenções individuais e intervenções coletivas. Nem toda intervenção será realizada com a equipe toda. Muitas vezes, precisaremos apoiar uma pessoa em específico e depois trabalhar a relação dela com a equipe. O contrário pode ser desastroso.
3 - O líder faz parte da equipe. Parece óbvio falar isso, mas nem sempre os líderes percebem o quanto suas ações e reações impactam para estabilizar ou desestabilizar a equipe. Então, analise como tem sido sua contribuição como mais um membro da equipe.
A Alta Performance é fixa?
Aqui, vale lembrar de um, ponto importante: Sua equipe não é de Alta Performance, ela está em alta performance. Ela é influenciada o tempo todo pelo meio e pela própria equipe.
Nós preparamos a equipe para estar no melhor da sua performance o todo tempo, mas existem momentos que o ambiente pode trazer instabilidades. Precisaremos lidar com isso e apoiar a equipe.
Em outros momentos, o desafio pode mudar. Aqui, precisamos treinar as pessoas e desenvolver habilidades específicas. Ou ainda, as relações entre as pessoas são dinâmicas e podem ter momentos que precisamos dar mais atenção a elas.
Ou seja, a alta performance não é um objetivo que é traçado, atingimos e pronto. Ela é influenciada o tempo todo pelo meio e pela própria dinâmica da equipe. Assim, estamos o tempo todo ajustando, aprimorando e melhorando nosso time.

PARA SABER MAIS
Quer saber mais sobre como motivar pessoas? Dan Pink traz de forma brilhante no seu TED a necessidade de olharmos mais para a motivação intrínseca e reconhecer nas pessoas o que é importante para elas, do que usar apenas motivadores extrínsecos como dinheiro, prêmios, etc.
Comentários